quarta-feira, 29 de junho de 2011

Convidados com mesas marcadas...solução ou problema?

Nos Estados Unidos é tradição. O convidado chega na festa, encontra um cartãozinho com o nome e o local que deve se sentar. Excelente, educado e prático, né?

No Brasil é completamente diferente... O convidado chega na festa, informa o nome para descobrir o número da mesa que ele deve se sentar. O convidado mesmo acha a mesa de seu nº ou uma recepcionista leva os convidados à mesa.
Nº de mesa / Happy Marketing





A vantagem da mesa marcada (reservada) é que ninguém precisa sair correndo da igreja para pegar um bom lugar na recepção, com medo de acabar em uma mesa cheia de pessoas que não conhece, como acontece freqüententemente quando os noivos optam por deixar a escolha dos lugares a cargo dos convidados, outra vantagem é o fato de todos grupinhos sentarem próximos. Os amigos do pai da noiva pra um lado, os do pai do noivo pro outro e a galera jovem perto da pista.
As desvantagens? Convidados que reclamam da mesa no fundo do salão, longe do buffet, do ar condicionado.
Os convidados podem acabar tendo que sentar com pessoas que não escolheriam, e podem não curtir tanto a recepção, mas se você conhece bem seus convidados isso não vai acontecer, pois sabe dos vínculos e afinidades de todos. 

1º - Alguns convidados não estão acostumados. Não é uma tradição por aqui.
2º - Muitos não ficam satisfeitos com a mesa.
3º - Se o convidado não for à festa a mesa reservada pra ele fica vazia.

Algumas dicas:
- Você pode reservar as mesas, e não os lugares. Cada mesa ter uma plaquinha escrito “Reservado” e o nome de determinado grupo. As pessoas dos grupos vão se acomodando conforme vão chegando.
- Não deixe para fazer o mapa das mesas na última hora. Vá fazendo com calma. Comece com os seus familiares que você sabe que não vão faltar de jeito nenhum.
- Atualize todos os dias as confirmações do RSVP. Assim você não corre tantos riscos de ter mesas vazias por falta de convidado.
- Não economize no número de recepcionistas. Quanto maior for o número, mais perfeito será o resultado e menor será a fila na entrada da festa.
- Não fique frustrada ao ver uma mesa de 10 lugares com 15 ou mais pessoas. Tem convidado que arrasta cadeira pela festa e não tá nem ai.
- O número de cadeiras deve ser proporcional ao número de mesas. Ter cadeiras sobrando é um incentivo para que o convidado queira se juntar a uma outra mesa.
- A lista deve ser feita com bastante atenção, para que nenhum parente fique isolado ou amigos que fiquem longe.
Para a mesa dos noivos vai uma dica:

Você pode decorá-la com uma plaquinha de madeira, de papel, de tecido...

Pode escrever: O nome dos Noivos, apenas as iniciais (A e M), ou Noiva e Noivo.

Pode ousar e brincar, escrevendo: Recém Casados, Enfim Casados! Estamos Casados! Colocar os apelidos dos noivos ... etc.

Dá para brincar com a imaginação e deixar sua festa bem descontraída!


Imagens internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário